Dominação Ideológica

Dominação Ideológica

A dominação ideológica é algo usado também no BDSM, e como eu gosto muito de filosofia, acabo sempre esbarrando em conteúdo que corrobora com o que penso, ou vivo no BDSM.

Importante deixar claro que não trata-se de uma prática BDSM, e que o exemplo mostrado aqui, só tem o intuito de fazer você pensar, não de ditar que exista algo assim, definido como prática do meio BDSM, ou que seja certo ou errado. Inclusive, quem me acompanha, já deve ter percebido que eu acho o certo x errado um conceito muito relativo. Mas sem mais delongas, aqui vai um conteúdo que eu gosto muito pelas definições claras e diretas que o Clóvis de Barros possui, e achei relevante compartilhar.  Note que é um conceito marxista, mas que se você parar para pensar, boa parte dele irá se aplicar a uma série de perfis de dominação.

Para quem não quiser ver desde a introdução  contexto (vale a pena), pule direto para 6 minutos e cinco segundos:

Mas resumidamente, a dominação ideológica tem a ver com fazer o outro acreditar de tal forma num ideal, que ele passa por situações adversas, de forma satisfeita, sem se abalar… Porque ele acredita de fato que ele está ali porque DEVE estar lá… É como se a pessoa aceitasse algo porque culturalmente aquilo foi incutido na cabeça dele. E a pessoa não vê injustiça, defende ideal que não é dele, sem entender porque, de forma cega. E no BDSM, há dominadores mal-intencionados que conhecem de dominação psicológica e de dominação ideológica (que não é uma prática), e acabam fazendo pessoas virarem robôs!

4 Comments

  1. Brian says:

    Eu estou começando no mundo BDSM, digo na prática, pq já leio a anos e venho a anos numa briga interna pois sou socialmente dominante, não gosto de receber ordens, gosto de controlar tudo, porém na cama sou exatamente o inverso, eu gosto de ser humilhado, degradado, de me autodegradar, de apanhar e obedecer
    Sempre gosto de ter claro pra mim a diferença entre o fetiche e realidade, pq vejo muitos sub que viram verdadeiras amebas, não tem mais separação da fantasia e realidade, é tenho muito medo de ficar desssee jeito, pq eu acho MUITO excitante alguém sucumbir na submissão extrema, porém não quero essa realidade pra mim.

    • DOM Draconiano says:

      Obrigado por sua interação Brian, é importante conhecer várias abordagens sobre o assunto.
      E é perfeitamente possível separar os momentos de sua submissão da sua vida social, profissional, etc… Isso só depende da negociação entre você e seu/sua Top.
      Seja feliz.

  2. Bruno says:

    Infelizmente o vídeo está fora do ar. :/

    • DOM Draconiano says:

      Obrigado por avisar!
      Subi uma cópia no meu VIMEO, agora ele funciona…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>